quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Histórico da ASPAJA

Fundada em 2004, a Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda- ASPAJA, é uma entidade sem fins lucrativos, que visa implementar ações junto aos Terreiros de matrizes Africanas e também a outros segmentos da população piauiense: Crianças, adolescentes, jovens de ambos os sexos, homens e mulheres da  terceira idade na área de vulnerabilidade social.

O objetivo do Santuário é trabalhar a cidadania, saúde, meio ambiente, religião, cultura, segurança alimentar, direitos humanos através de atividades individuais e ainda em parcerias com outras entidades.
O mesmo hoje mobiliza e articula a Rede Estadual de Cultos Afro Brasileiros com representantes dos Terreiros de Umbanda e Candomblé, Pai, Mãe, Filhos(as) de Santo e adeptos de outras religiões da Comunidade.
Atualmente, o santuário faz um trabalho com a comunidade em geral da Santa Maria da Codipi, com oficinas de formações, com aulas de artesanato, dança afro, percussão, canto, negritude e cidadania, corte e costura, e estética negra, dentre outras. Como resultado dessas oficinas, originou-se o “Grupo de Cultura Afro ABÁ”, que trabalha com 80 jovens e crianças da comunidade
O Santuário Sagrado Pai João de Aruanda foi criado a partir de manifestação de Pai João de Aruanda em um jovem médium, o nosso amado pai espiritual forneceu os indicativos de como deveriam ser realizados os trabalhos exercidos no Santuário tendo como dirigente o próprio jovem e algumas pessoas que estavam com ele na ocasião em que Pai João de Aruanda se manifestou. Em seguida Pai João mostrou mais um indicativo para  a construção do espaço.
Além disso, disse que teríamos de exercer outras tarefas e dentre elas era trabalhar com jovens de ambos os sexos em situação de risco, trabalhar no aspecto cultural, social, educacional e econômico e formando os jovens a ter uma nova forma de observar a realidade, fazer com que busquem uma educação acadêmica e profissionalizante, bem como exercer de forma plena a sua cidadania.
Pai João de Aruanda. Negro, preto...Velho, escravo.
Pai João de Aruanda. Livre  ̶  alforria da consciência, lei áurea do espírito.
Negro viril, ancião forte, com força própria daqueles que venceram a si mesmo e forjaram sua hombridade nas experiências duras, mas construtivas da vida terrena.
Velho conhecedor as dores e das mandingas, preto de muito amor. Pai, doce como o luar, firme como o sol que brilha logo pela manhã. Mensageiro de esperança, mensageiro de Aruanda, sentinela doas noites frias e cinzentas dos filhos da Terra.
Embaixador entre dois mundos, príncipe de Angola, enfermeiro de Jesus, esteio firme de cada hora.
É Pai João de Aruanda, o amigo, trabalhador de sempre, aqui e agora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário