quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fórum Nacional da Juventude Negra (Fonajune),


Juliano durante atividade do GT Juventude Negra

O Fórum Nacional da Juventude Negra (Fonajune), começa 2011 pensando no 2º Encontro Nacional da Juventude Negra – Enjune, previsto para acontecer no Espírito Santo, na segunda quinzena de janeiro. A primeira versão do Encontro aconteceu em 2008, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia e é lembrada como um fórum privilegiado de debate sobre o tema.  (saiba mais no site do Enjune)
A informação foi dada pelo conselheiro Juliano Gonçalves, que durante a última reunião do Conselho Nacional de Juventude, realizada em dezembro de 2010, conversou com a equipe do Juventude sobre as principais ações do Conselho e as perspectivas para 2011.  
Gonçalves disse que a criação e o fortalecimento do GT (Grupo de Trabalho) Juventude Negra foi um dos momentos marcantes do ano que passou. Ele destaca a aprovação da PEC da Juventude, a convocação da 2ª Conferência Nacional de Juventude e a realização do 3º Encontro de Conselhos de Juventude como fatos memoráveis de 2010. 
O conselheiro acredita, no entanto, que faltou priorizar a primeira das prioridades apontadas como prioridade pela 1ª Conferência Nacional de Juventude que recomenda o “reconhecimento e aplicação, pelo poder público, transformando em políticas públicas de juventude as resoluções do 1º Encontro Nacional de Juventude Negra (ENJUNE), priorizando as mesmas como diretrizes étnico/raciais de/para/com as juventudes”.
Para este ano Gonçalves defende a incorporação desses princípios pelo Conjuve e acredita que a ampliação das políticas públicas de juventude e um maior investimento no Conselho Nacional de Juventude devem estar na ordem do dia.
Conheça o site do FONAJUNE: www.fonajune.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário