terça-feira, 31 de maio de 2011

O XII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA - EREGEO



O XII ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA - EREGEO será realizado na Universidade Federal do Mato Grosso no Campus Universitário do Araguaia, situado no município de Barra do Garças, e promovido pelo Curso de Geografia, em parceira com a Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Goiânia-GO de 21 a 24 de 23 de julho de 2011, com o tema “REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E DINÂMICA TERRITORIAL: O PAPEL ATIVO DA GEOGRAFIA.”
   O EREGEO nasceu no Curso de Geografia, na Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão/GO, no ano de 1989, com o intuito de ser um importante espaço de reflexão científica entre profissionais e acadêmicos de Geografia. O sucesso desse encontro proporcionou a ampliação do debate geográfico, congregando pessoas do Estado de Goiás, como também de outros Estados do Centro-Oeste e Região do Triangulo Mineiro. Mesmo direcionado para a região Centro-Oeste, o EREGEO teve como foco principal, num primeiro momento, o Estado de Goiás. Realidade justificada pelo fato de todas as edições terem sido realizadas em cidades Goianas. Entretanto, a partir da decisão tomada por ocasião da plenária final do VIII EREGEO, na cidade de Goiás/GO, de que a edição seguinte (IX EREGEO) tivesse como sede a cidade de Porto Nacional-TO, dando assim, um caráter de mobilidade do evento para outros Estados brasileiros de certa forma ligados ao local de origem desse evento.
   O XII EREGEO consolida o caráter regional do ENCONTRO, sendo o segundo organizado fora do Estado de Goiás. O evento promoverá a discussão acerca da reestruturação produtiva e das novas dinâmicas territoriais decorrentes das atividades empresariais estruturadas por sobre o Cerrado e a Amazônia, suas repercussões no estabelecimento de novas territorialidades, bem como o papel dos agentes sociais de resistência e como a Geografia se posiciona frente a esses aspectos. Dessa maneira, os profissionais, os licenciandos, os bacharelandos e os pós-graduandos em Geografia encontraram o ambiente propício para a análise e a compreensão desse processo, configurado na discussão do tema central do XII EREGEO: “REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E DINÂMICA TERRITORIAL: O PAPEL ATIVO DA GEOGRAFIA.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário