sábado, 24 de setembro de 2011

Mobilização nacional em todo o país amplia a discussão sobre a saúde da população negra

Como vem acontecendo desde 2006, de 20 de outubro a 20 de novembro, de norte a sul do país, lideranças do movimento negro, gestores, profissionais e conselheiros de saúde, organizações de luta pelos direitos humanos, preparam-se para a Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra 2011.
A Mobilização Nacional tem como objetivo lembrar a toda a população que apesar dos avanços do Sistema Único de Saúde, as desigualdades raciais em saúde ainda persitem, e a equidade, um dos princípios do SUS, não está funcionando para a população negra.
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, agora é lei, faz parte do Estatuto da Igualdade Racial, mas ainda assim não está sendo implementada em todos as esferas da gestão(federal, estadual e municipal), contrariando a lei.
Os dados epidemiológicos do  Ministério da Saúde mostram que a população negra morre mais que a população branca por causas evitáveis, e que esses dados precisam ser utilizados para a tomada de decisões em políticas públicas de saúde que mudem esse quadro de abandono e de exclusão a que a população negra vem sendo submetida ao longo dos anos.


A mortalidade materna de mulheres negras e a mortalidade da juventude negra continua crescendo, a tuberculose atinge mais a população negra, a Aids também vem  crescendo entre a mulheres negras, isso sem falar no alcoolismo e nos problemas de saúde mental, que também afeta mais a população negra.
Entre nessa mobilização, voce também. Faça uma atividade no seu bairro, na sua cidade, no seu município. Não fique aí parado pois esse assunto é importante. Vamos juntos mudar essa realidade.


Para saber mais sobre a Mobilização Nacional 2011 faça contato com Crisfanny Souza, articuladora nacional, nocrisfanny@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário